Qual a expectativa de vida dos cães? | TV Feira de Santana The Mobile Television Network

Expectativa de vida de cães, Estudo no Reino Unido, Raças caninas, Tamanho e formato facial, Bem-estar animal, Cientista de dados, Dogs Trust Genética canina, Estilo de vida dos cães, Saúde canina, Decisões informadas, Proprietários de animais

pets, longevidade, gatos, cachorros, cuidados, doenças, prevenção, animais, ai, ia, latidos, rottweiler

Qual a expectativa de vida dos cães?

Publicado por: Redação
08/02/2024 22:07:17
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

Prepare-se para as descobertas, elas são surpreendentes

 

No Reino Unido, um extenso estudo foi conduzido para analisar a expectativa de vida de cães de diversas raças. Mais de 500.000 cães participaram desse estudo abrangente, que considerou variáveis como raça, tamanho, formato facial, entre outros fatores.

 

Os resultados revelaram que cães de pequeno porte e nariz alongado tendem a viver mais, enquanto cães de grande porte e nariz achatado têm uma expectativa de vida mais curta.

 

Essas descobertas são valiosas para orientar proprietários de animais de estimação, abrigos, criadores e legisladores a tomar decisões mais conscientes em relação à saúde e ao bem-estar canino.

 

A líder do estudo, Kirsten McMillan, cientista de dados da organização de bem-estar animal Dogs Trust, sediada em Londres, destacou que tais descobertas têm o potencial de aprimorar significativamente a qualidade de vida dos cães de companhia.

 

Segundo o estudo, a expectativa de vida média dos cães é de 10 a 13,7 anos. Contudo, assim como ocorre com os seres humanos, a longevidade dos cães varia consideravelmente devido a fatores como genética, estilo de vida e tamanho. Os pesquisadores buscaram analisar essas características em larga escala para identificar padrões.

 

Para isso, coletaram dados de registros de raças, veterinários, seguradoras de animais de estimação, organizações de bem-estar animal e universidades. O conjunto final de dados abrangeu informações de 584.734 cães residentes no Reino Unido, sendo aproximadamente metade, 284.734 indivíduos, falecida. A amostra incluiu cães de raça pura e mestiços.

 

A equipe observou que a expectativa de vida média de todos os cães na amostra foi de 12,5 anos. As fêmeas geralmente vivem um pouco mais, com uma média de 12,7 anos, comparadas a 12,4 anos para os machos.

 

Ao analisar tamanho e formato facial, os resultados indicaram que cães menores e de nariz alongado tendem a viver mais, em contraste com cães maiores e de nariz achatado. Por exemplo, Dachshunds miniatura, pequenos e de nariz alongado, tinham uma média de vida de 14 anos, enquanto os Bulldogs Franceses, de tamanho médio e nariz achatado, tinham apenas 9,8 anos de expectativa de vida.

 

Dentre as 155 raças puras incluídas, Lancashire Heelers lideraram em longevidade, com média de 15,4 anos, seguidos pelos Spaniels Tibetanos (15,2 anos), Bolonheses (14,9 anos), Shiba Inu (14,6 anos) e Papillons (14,5 anos), entre outros.

 

Raças com menor expectativa de vida incluíram Pastores Caucasiano (5,4 anos), Canários (7,7 anos) e Cane Corsos (8,1 anos).

 

Uma descoberta surpreendente foi que cães de raça pura, em média, vivem mais do que os de raça mista - a expectativa de vida média foi de 12,7 anos para cães de raça pura, em comparação com 12 anos para cães de raça mista. Isso desafia a crença de longa data de que a variação genética dos cães mestiços os torna mais longevos.

 

Mike N.

Conteudista da The Mobile Television Network

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários