Há uma ligação entre panelas comuns e câncer em mulheres | TV Feira de Santana The Mobile Television Network

Um grande estudo encontrou uma ligação entre produtos químicos comuns e câncer em mulheres Um estudo conduzido por cientistas da Universidade da Califórnia e da Universidade de São Francisco encontrou uma ligação significativa entre PFAS e BPA e algun...

câncer, panelas, polifluoroalquílicas, bpa, fenois, diclorofenol, bisfenol, teflon

Há uma ligação entre panelas comuns e câncer em mulheres

Publicado por: Redação
02/10/2023 17:55:39
Revestimentos plásticos e antiaderentes contêm substâncias associadas ao desenvolvimento de câncer em mulheres/iStock
Revestimentos plásticos e antiaderentes contêm substâncias associadas ao desenvolvimento de câncer em mulheres/iStock

Um grande estudo encontrou uma ligação entre produtos químicos comuns e câncer em mulheres


Um estudo conduzido por cientistas da Universidade da Califórnia e da Universidade de São Francisco encontrou uma ligação significativa entre PFAS e BPA e alguns tipos de câncer em mulheres.

 

Uma grande análise de dados encontrou uma ligação clara entre a exposição a substâncias per e polifluoroalquílicas (PFAS), fenóis (incluindo BPA) e um diagnóstico anterior de Câncer.

 

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que desenvolveram câncer de mama, ovário, pele e útero tinham níveis significativamente mais elevados desses produtos químicos em seus corpos. Esta observação não prova que estes produtos químicos específicos levaram ao desenvolvimento do Câncer, mas indica a necessidade de mais investigação nesta área.

 

Descobriu-se que um nível particularmente elevado de exposição a PFAS, como o composto de cadeia longa PFNA, está associado a um diagnóstico precoce de melanoma em mulheres.

 

PFNA é ácido perfluorononanóico. É um ácido carboxílico perfluorado sintético e um surfactante contendo flúor, que também é considerado um poluente ambiental. É utilizado na produção de revestimentos antiaderentes e repelentes de sujeira.

 

O estudo encontrou uma ligação entre o PFNA e um diagnóstico prévio de câncer uterino, bem como entre fenóis como o BPA e o 2,5-diclorofenol e a ocorrência de câncer de ovário.

 

Bisfenol A ( BPA) O bisfenol A é permitido em muitos países. É utilizado como endurecedor na fabricação de plásticos. Outro produto químico potencialmente perigoso, o 2,5-diclorofenol, é utilizado na produção de fertilizantes, medicamentos e corantes.

 

Estes resultados destacam a necessidade de pesquisas adicionais e consideração de PFAS e fenóis como potenciais fatores de risco ambientais para câncer em mulheres. Também apoiam políticas para reduzir a exposição aos PFAS e a necessidade de os regulamentar como uma classe de produtos químicos.

 

O estudo foi baseado em dados de mais de 10.000 pessoas e foi publicado no Journal of Exposure Science and Environmental Epidemiology.

 

Informação legal. Este artigo contém informações gerais de caráter referencial e não deve ser considerado uma alternativa às recomendações de um médico. Esta emissora não se responsabiliza por qualquer diagnóstico feito pelo leitor com base nos materiais do site. O veículo também não é responsável pelo conteúdo de outros recursos da Internet vinculados neste artigo. Se você está preocupado com sua saúde, consulte um médico.

 

Editado por Mike Nelson

Conteúdista da The Mobile Television Network

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários