Qual a profissão mais promissora para os próximos 5 anos? | TV Feira de Santana The Mobile Television Network

Relatório do Fórum Económico Mundial analisa o futuro dos empregos. Uma em cada quatro profissões deve mudar em breve.   O mundo laboral está em mudança constante. Mas há fases diferentes, como em tudo. Com a tecnologia, e mais recentemente com a Inte...

emprego, informal, mei, emprego, desemprego, economia, vagas, crescimento, tecnologia, ai, ia

Qual a profissão mais promissora para os próximos 5 anos?

Publicado por: Redação
18/08/2023 15:04:49
Cortesia Editorial Unsplash
Cortesia Editorial Unsplash

Relatório do Fórum Económico Mundial analisa o futuro dos empregos. Uma em cada quatro profissões deve mudar em breve.

 

O mundo laboral está em mudança constante. Mas há fases diferentes, como em tudo.

Com a tecnologia, e mais recentemente com a Inteligência Artificial, a mudança tem sido maior e prevê-se que seja maior ao longo dos próximos anos. Um relatório do Fórum Económico Mundial centrou-se precisamente no futuro das profissões.

 

CNN indica que cerca de 23% dos empregos devem mudar nos próximos cinco anos.

 

Até 2028, há 69 milhões de vagas que podem ser criadas – mas 83 milhões de empregos correm o risco de desaparecerA Inteligência Artificial, nomeadamente o ChatGPT, aparece pela primeira vez em relatórios anuais.

 

Há muitos profissionais preocupados – jornalistas, por exemplo – com a possibilidade de ficarem sem o emprego por causa do modelo de linguagem. Por outro lado, quem estiver ligado a este setor antevê um futuro próximo mais brilhante.

 

O relatório apresenta uma lista de “empregos do futuro”. E o emprego mais promissor, aquele que deve crescer mais ao longo dos próximos cinco anos, é precisamente o especialista em inteligência artificial (IA) e machine learning.

 

É que, até 2028, 75% das 803 empresas pesquisadas devem adotar a inteligência artificial nos seus negócios. E metade espera que a IA crie mais empregos, enquanto apenas 25% prevêem menos postos de trabalho.

 

Na mesma lista seguem-se os especialistas em sustentabilidade, analistas de inteligência de negócios e especialistas em segurança da informação. Em todas estas áreas, o maior crescimento absoluto deverá surgir na educação, na agricultura e no comércio digital.

 

Voltando ao mundo tecnológico, há alguns ramos que devem crescer mais nos próximos cinco anos: plataformas e aplicações digitais, educação e desenvolvimento de tecnologias de força de trabalho, big data, computação em nuvem e recursos de IA.

 

O setor que deve criar mais empregos ao longo dos próximos anos é o comércio digital: mais 2 milhões de postos.

 

Com informações do Planeta ZAP (PT)

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários