Voce sabe qual é o seu Dosha? | TVFEIRADESANTANA.com Para Smart TV, PC e Mobiles

Voce sabe qual é o seu Dosha? Aprenda com uma terapeuta Ayurvédica   Segundo o Ayurveda, uma tradição indiana com mais de cinco mil anos que mistura conhecimentos fisiológicos e médicos e pode ser traduzido como “Sabedoria da Vida”.

dosha, lavanda, ayurveda, vata, kapha, pitta

Voce sabe qual é o seu Dosha?

Publicado por: editor
16/12/2016 20:57:59

Voce sabe qual é o seu Dosha? Aprenda com uma terapeuta Ayurvédica

 

Segundo o Ayurveda, uma tradição indiana com mais de cinco mil anos que mistura conhecimentos fisiológicos e médicos e pode ser traduzido como “Sabedoria da Vida”, todos nós possuímos doshas – “São elementos que formam tudo que vivem na terra, que também estão presentes em nosso corpo. A terra, a água, o fogo e o ar são representados na tradição ayurvédica como os doshas Pitta, Kapha e Vata. Cada individuo tem um dosha com mais presença no corpo” – afirma Cris Ayres, terapeuta ayurvédica do Lavanda Fitness Spa, no Rio de Janeiro.

Está curioso para descobrir qual é o seu dosha? Confira aqui as principais características de cada um para saber qual é mais forte em você – “Todos nós temos Kapha, Vata e Pitta dentro de nós – mas todos possuímos uma dosha predominante” – conta a terapeuta.

 

Vata

Normalmente, os indivíduos que tem como dosha primário Vata são magros e longelíneos – o ar e o éter são os elementos que regem essa pessoa. “São pessoas que são distraídas, mas muito inovadoras e criativas – mas tem uma certa dificuldade para concluir o que estão fazendo.” – afirma Ayres. Dores nas articulações e intestino preso são algumas das dificuldades físicas que a pessoa costuma sofrer. 

 

Kapha

Sabe aquela pessoa de voz lenta, calma e firme? Provavelmente você encontrou alguém com o dosha primário Kapha.  Com temperamento doce, esses indivíduos costumam ter estrutura larga e arredondada e costumam reter líquidos no organismo facilmente – “São pessoas que podem ter tido algum problema de peso e costumam ser vagarosas. Adoram dormir e relaxar. Mas ao mesmo tempo, por serem regidos por água e terra, é o dosha focado do ayurveda – são determinados e cumprem sempre um excelente trabalho.” Quem é Kapha costuma ter cabelos cheios, grossos e crespos – além de uma pele branca e com tendência a oleosidade.

 

Pitta

Ágeis, rápidos e com temperamento forte, as pessoas com este dosha tem como regente o fogo – “São pessoas diretas e que não gostar de escutar não – costumam ficar nervosas com freqüência e serem excessivamente inquietos.” – afirma a terapeuta “Mas eles costuma ser os melhores empreendedores – sem medo de arriscar, gostam de botar a mão na massa”. Fisicamente, quem é de Pitta ganha músculos com facilidade, possuem pele oleosa e veias das mãos aparentes. Costumam ter problemas de gastrite. 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar