Bocejar é um dos maiores mistérios do corpo humano | TV Feira de Santana The Mobile Television Network

Não é uma característica dependente da idade, do género ou do estrato social. Toda a gente boceja, mas ninguém sabe porquê. Ainda assim, há algumas hipóteses em cima da mesa.   Há teorias com mais peso do que outras, mas nenhuma que angarie consenso ge...

noticias, reportagens, jornalismo, video, documentario, reportagens, artigos

Bocejar é um dos maiores mistérios do corpo humano

Publicado por: Redação
07/01/2021 12:51:36
Courtesy Pixaby
Courtesy Pixaby

Não é uma característica dependente da idade, do género ou do estrato social. Toda a gente boceja, mas ninguém sabe porquê. Ainda assim, há algumas hipóteses em cima da mesa.

 

Há teorias com mais peso do que outras, mas nenhuma que angarie consenso geral. Bocejar é uma atividade omnipresente em seres humanos (assim como noutras espécies) e um dos maiores mistérios de sempre.

 

Segundo a Discover Magazine, uma das teorias mais antigas sobre o bocejo remonta à época de Hipócrates e defende que este comportamento aumenta a circulação sanguínea no cérebro. No entanto, nas últimas décadas, muitas pesquisas mostraram que não há evidências suficientes que apoiem esta ideia.

 

O bocejo pode ter um benefício diferente para o cérebro. Alguns estudos mostraram que pode ajudar a regular a temperatura do nosso órgão mais vital.

 

Em 2014, por exemplo, uma equipa de cientistas entrevistou 120 participantes sobre a frequência com que bocejavam depois de ver imagens de outras pessoas a bocejar durante o inverno ou verão. O relatório mostrou que a proporção de bocejos reacionários era significativamente maior no verão do que no inverno – 41,7% e 18,3%, respetivamente.

 

Isto sugere que a ação involuntária pode estar relacionada com a forma como os nossos corpos se regulam para manter a calma sob temperaturas mais quentes.

 

Ao longo dos anos, muitas hipóteses sugeriram que o bocejo podia ter algum benefício para os pulmões: bocejar pode ajudar a distribuir um agente humectante protetor, chamado surfactante, nos pulmões e evitar que entrem em colapso. Contudo, há muito poucos dados que apoiam esta teoria.

 

Uma das descobertas mais intrigantes da investigação sobre o bocejo nas últimas décadas é que este comportamento é influenciado por fatores sociais, isto porque bocejar é altamente contagioso.

 

Vários estudos mostraram que os cães bocejam depois de verem os seus donos a bocejar e que o mesmo acontece com os chimpanzés. Alguns cientistas levantam a hipótese de que tal se deve à empatia, uma vez que tanto humanos como chimpanzés exibiram uma tendência de serem mais suscetíveis aos bocejos daqueles de quem são próximos.

 
Originalmente Publicado por: Liliana Malainho, Planeta ZAP //

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários