Baixa estatura associada a um maior risco de diabetes tipo 2 | TV Feira de Santana The Mobile Television Network

Um novo estudo sugere que a nossa altura pode estar relacionada com a probabilidade de vir a sermos diagnosticados com diabetes tipo 2.   De acordo com o Live Science, investigadores do Instituto Alemão de Nutrição Humana analisaram informação de mais ...

diabetes, glicemia, hipertensão, nutrição, cardiologia, endocrinologistas, glicose, rim, empagliflozina, inibidor, sglt2, pancreas, trigo, pãp

Baixa estatura associada a um maior risco de diabetes tipo 2

Publicado por: Redação
17/09/2019 16:26:37
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Um novo estudo sugere que a nossa altura pode estar relacionada com a probabilidade de vir a sermos diagnosticados com diabetes tipo 2.

 

De acordo com o Live Science, investigadores do Instituto Alemão de Nutrição Humana analisaram informação de mais de 27 mil pessoas do país (com idades entres os 35 e os 65 anos) que, para além de terem sido submetidas a um exame físico e a várias análises ao sangue, foram seguidas durante sete anos.

 

O novo estudo, publicado esta segunda-feira na revista científica Diabetologia, sugere que pessoas mais baixas têm maior probabilidade de virem a ser diagnosticadas com diabetes tipo 2.

 

Os cientistas descobriram que cada aumento de dez centímetros na altura de uma pessoa estava associado a um risco reduzido de desenvolver a doença: 41% nos homens e 33% no caso das mulheres.

 

Os resultados foram semelhantes, mesmo quando a equipa teve em conta fatores que poderiam afetar esse risco, como a idade, a circunferência da cintura, os níveis de atividade física e os hábitos de fumar e beber.

 

A conclusão deste estudo junta-se agora a pesquisas anteriores, que também associam a menor estatura a um maior risco de vir a ter problemas cardíacos e metabólicos. No entanto, a razão para esta associação com a diabetes tipo 2 ainda não é clara.

 

Os resultados da nova pesquisa mostram que pessoas mais baixas tendem a ter níveis mais altos de gordura no fígado, o que em parte pode explicar o aumento do risco de diabetes tipo 2, disseram os autores do estudo.

 

Dos participantes, os investigadores selecionaram aleatoriamente 2500 pessoas que eram representativas de todo o grupo. Cerca de 800 desses participantes desenvolveram diabetes tipo 2 durante o estudo.

 

A relação entre altura e risco de diabetes tipo 2 foi mais forte entre os participantes com peso saudável (IMC entre 18 e 25), em oposição aos que estavam com peso a mais ou obesidade.

 

De acordo com os autores do estudo, é provável que, para as pessoas mais altas, uma circunferência maior da cintura contraria um pouco o risco reduzido de diabetes tipo 2 que está associado à sua altura.

 

Os investigadores também descobriram que ter pernas mais longas (ao contrário de um torso mais longo) estava associado a um menor risco de diabetes tipo 2, sobretudo nos homens.

 

Fonte: Planeta Zap

Compartilhar

Vídeos relacionados