SAÚDE: Lavou tá novo, será? | TVFEIRADESANTANA.com Para Dispositivos Móveis

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Câncer, em 2015, por todo o Brasil, houve mais de 400 mortes por câncer de pênis apesar de esse ser um tipo de câncer raro no mundo.   Um dia desses um amigo postou nas redes sociais um textão. Er...

saude, pênis, câncer, hipertensão, cardiologia, mitos, verdades, doenças, criança, diabetes, infantil, pediatra, cuidados, desidratação, insolação, plano, assistência, avc, alergias

SAÚDE: Lavou tá novo, será?

Publicado por: Redação
27/05/2019 17:12:52
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Câncer, em 2015, por todo o Brasil, houve mais de 400 mortes por câncer de pênis apesar de esse ser um tipo de câncer raro no mundo.

 

Um dia desses um amigo postou nas redes sociais um textão. Era um misto de surpresa e indignação, e eu até consigo imaginar ele despejando um monte de palavras no teclado do computador. O tipo de coisa que só consegue fazer, quem tem aquela disposição de debater a vida na internet. Esse meu amigo é uma dessas pessoas e eu geralmente ignoro esses longos textos que ele escreve, mas no caso em questão, eu tive de dar certa razão para ele. Não na forma, mas no conteúdo.

 

Ele escreveu impressionado com o fato de todos os anos muitos homens terem o pênis amputado por falta de higiene. E é nessa informação que vamos nos concentrar nesse momento. De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Câncer, em 2015, por todo o Brasil, houve mais de 400 mortes por câncer de pênis apesar de esse ser um tipo de câncer raro no mundo.

 

E o que é o câncer de pênis? Bem, é um tumor (ou protuberância, um inchaço anormal) que geralmente atinge com maior frequência os homens a partir dos 50 anos, mas que também é mais comum nos homens que não foram submetidos à circuncisão, que é a remoção do prepúcio - aquela pele que reveste a glande (conhecida como a “cabeça” do pênis).

 

Mas o fato que levou meu amigo a se surpreender e indignar foi que aqui no Brasil, grande parte dos casos tem ocorrido em jovens e o motivo está relacionado principalmente à má higiene – isso mesmo, naqueles homens que não lavam direito o pênis! Você pode até rir um bocado disso, mas é motivo de preocupação. Imagina que a falta de uma lavagem adequada chega ao ponto de causar uma doença séria como essa, pense, em curto prazo, na quantidade de outras doenças mais leves que esses jovens podem ter. E pior, transmitir para outras pessoas!

 

Alguns meses atrás eu entrevistei um médico especialista em saúde do homem, que me falou justamente sobre a importância da limpeza do corpo para evitar doenças. Então, para ajudar esses jovens, vou reproduzir aqui algumas das dicas:

 

A coisa mais básica é tomar banho todos os dias, pelo menos uma vez. Sim, eu sei que parece brincadeira, mas não é! Além disso, é preciso realizar a higiene com água e sabão. Outro ponto importante é se limpar dessa forma depois de ter relações sexuais ou masturbação. Com isso, vale destacar que também é importante demais ensinar os meninos, desde cedo, a manter os hábitos de higiene diária e de forma adequada.

 

Quanto ao meu amigo, depois falei com ele que não adianta escrever textão na internet por qualquer motivo, pois quando aparece um assunto realmente importante, as pessoas podem nem ler, como quase foi meu caso em relação a esse.

Compartilhar

Vídeos relacionados